Em alusão ao Novembro Azul, transportadora personaliza caminhão com o alerta e promove conscientização por meio de ações internas
Para além dos alertas, a campanha do Novembro Azul tem se tornado uma forte ação de promoção da saúde do homem como um todo. Com isso em mente, a Fontanella Transportes decidiu comprometer-se com a causa e promover uma série de atividades voltadas para conscientização e orientação sobre a temática, evidenciando o quanto é importante que o público masculino também passe a se preocupar com a saúde a longo prazo.
Desde 2016, o Novembro Azul tem focado na conscientização geral dos homens para as mais variadas doenças que podem acometer suas vidas no decorrer dos anos, bem como para as adequações na rotina que podem proporcionar mais qualidade de vida. Para reforçar essas informações com seu quadro de colaboradores, a transportadora realizou uma palestra de conscientização focada no bem-estar dos jovens, adultos e idosos, com o tema: ‘Prevenção e Cuidados com a Saúde do Homem’.
O momento de reflexão, realizado em parceria com a Unimed, foi conduzido pelo enfermeiro Israel Medeiros Claumann. “O Novembro Azul é uma oportunidade para buscar ajuda e orientação. É de grande importância os homens entenderem sobre prevenção, pois a maioria deles tem vergonha de ir ao médico. Falamos também sobre alguns sintomas que podem ser identificados e como agir nesses casos”, ressalta.
Ações diversas
Para reforçar ainda mais o tema e a prevenção, os funcionários receberam o laço azul – símbolo do mês – para fazer parte do uniforme, e a Fontanella personalizou um de seus caminhões com a cor azul e o alerta da campanha. Além disso, a empresa promoverá uma programação no decorrer do mês, com mais sessões de conscientização e até mesmo ensinamentos de como realizar exames médicos preventivos.
“A Fontanella entra na campanha Novembro Azul, pois 80% dos nossos colaboradores são do sexo masculino e entendemos que se eles não tiverem saúde, não terão como viver com qualidade, de forma completa. Essa ação vem para que possamos incentivar os nossos funcionários a cuidarem da saúde e fazerem os exames disponíveis, buscando sempre a prevenção durante o ano inteiro. Afinal, tudo o que descobrimos com antecedência, temos mais chance de cura”, evidencia o diretor da Fontanella Transportes, Valdir Fontanella.
Fórmula Truck
O alerta da campanha foi levado pela Fontanella, inclusive, para a competição de Fórmula Truck. Em mais uma etapa do campeonato – realizada em Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul –, a empresa participou da corrida com um caminhão totalmente personalizado, ganhando destaque por conta da iniciativa.